terça-feira, 23 de março de 2010

Real Men Wear Skirts!

Curtas ou compridas as saias são ainda, pelo menos no nosso país, para uso exclusivo do sexo feminino. Esta peça de vestuário tão comum nos dias de hoje esteve ligada à ideia de libertação sexual da mulher por volta dos anos 60. Contudo já anteriormente o uso da saia era comum em ambos os sexos, masculino e feminino. Na pré-historia, no Egipto, no império romano etc. homens e mulheres usavam saias pelo carácter simples da sua confecção.
Cada vez mais alguns designers tem vindo a criar saias para homens, não só os famosos kilts (Escócia), mas saias com uma estética masculina. Embora isto tenha vindo a ser feito é facto que a adesão é praticamente nula, nunca encontrei nenhuma saia na secção masculina de uma loja em Portugal. Parece que este tipo de peças continua a ser aceitável apenas em editoriais de revistas e coisas do género, não vão os homens do nosso país ser alvo de constrangimento social ou a sua orientação sexual ser questionada! Atrevo-me a dizer que a maioria dos homens ainda tem medo de ousar, de serem etiquetados ou olhados de lado e por isso preferem continuar a comprar as peças de roupa monótonas que por aí se vendem, o que contribui para que a maioria das lojas não invista em certo tipo de roupa e continue a ser tudo tão desoladoramente enfadonho.
Porque quem não deve não teme, vistam as saias e saiam para a rua!

3 comentários:

  1. se até as portuguesas têm medo (ou lá o que é) de usar saias, quanto mais os homens! o nosso país ainda tem muito para evoluir..

    ***

    ResponderEliminar
  2. Passatempo "Rocking like it was 1990!"


    http://www.joanazevedo.com/blog/?p=347


    Participa!;)*

    ResponderEliminar
  3. Odeio monotonia, mas no meu caso "nunca perco a compostura", se tivesse uma belas pernas para mostrar,teria tal atrevimento!

    ResponderEliminar